
Arundel Castle on the River Arun, with a Rainbow. William Turner. c.1824–5
Durante nossa existência passamos por várias fases, algumas bem definidas e reconhecidas, como a infância, outras nem tanto, como a adolescência. Todas as fases da vida têm suas peculiaridades e deixam suas marcas e, queiramos ou não, elas passam. Nem tudo precisa acontecer como se fôssemos meros expectadores ou personagens de nossas próprias vidas.
Podemos hoje, talvez mais do que nunca, assumir um certo planejamento de uma fase tão promissora e plena quanto todas as que lhe antecedem. Sim, estamos falando da maturidade, ou se preferirem a terceira idade, ou como muitos se reconhecem hoje: ageless (sem idade). Temos a tecnologia, a medicina preventiva, recursos estéticos, alternativas econômicas e financeiras, oportunidades para lazer, turismo e aprendizagem, em grupo fechados ou mistos para interagir com diferentes faixas de idade e condições sociais.
Sob essa ótica, temos um potencial enorme de realizações, afinal, temos a vida para planejar, viabilizar recursos e desfrutar. Despir-se de tabus e preconceitos, entender que a vida segue e aceitar que alcançar uma idade mais avançada é natural e esperado, nos possibilitará enxergar as mudanças, uma a uma, com coragem, otimismo e naturalidade. Podemos enfrentar este desafio!
A humanidade não encontrou a fonte da eterna juventude, contudo, sabemos que hoje vivemos mais que alguns séculos atrás. Vários estudos e estatísticas comprovam que temos mais longevidade e, embora isso traga uma série de implicações que podem comprometer a qualidade desse processo, alcançamos recursos que articulados são fortes aliados para o enfrentamento de aspectos menos favoráveis.
A forma como encaramos esta fase, com certeza, irá influenciar a maneira como a desfrutamos. Acredite, é possível desfrutar muitas coisas nesse momento da vida conhecendo algumas particularidades, trocando dicas, aprendendo novas práticas, compreendendo novas sensações, sentimentos e emoções. Este é o norte do Entre Psicologias, um espaço para acolher as questões da maturidade.
Vamos juntos vivenciar os desafios e as alegrias desta especial fase da vida?